domingo, 29 de novembro de 2015

Sonhos de uma noite de Verão

Os Pastéis Primavera são bem conhecidos por aqui. Você encontra em restaurante chinês, vegetariano, self service... capaz até de ter no Habibs!!
Já os "Summer Rolls", "Rolinhos de Verão" (feio o nome, né? será que tem algum nome mais bonito?) ficaram mais tímidos, em poucas casas, provavelmente porque a massa que envolve é de papel de arroz, um pouco mais chato de encontrar. Mas a ideia de enrolar saladinhas como um charuto e comer com um molhinho bem cheio de personalidade pode ser aproveitada, não acham?
Não sei quanto à vocês, mas eu tenho problemas com a acelga: gosto muuuito dela, mas parece que não acaba nunca! Aí, em uma noite quente e sem jantar, estava a danada lá na gaveta da geladeira, e num cantinho, um resto de broto de feijão... 
E se....
ROLÊ DE VERÃO
Rendimento: 2 porções
2 folhas de acelga, com a parte mais larga do talo retirada
1/2 xícara de broto de feijão, previamente cozido em água fervente por 1 minuto
1/2 xícara de cenoura cortada em palitinhos finos ou ralada
pepino japonês cortado em fatias finíssimas
1/2 tomate, cortado em tiras
folhas de hortelã
amendoim torrado e moído grosso

Molho:
1 colher (chá) de gengibre ralado
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (chá) de mel
sal
Aqueça água em uma frigideira grande, quando ferver mergulhe as folhas de acelga e escorra logo em seguida. A ideia é tornar a folha flexível, mas manter alguma crocância.
Abra a folha em uma superfície, e arrume todos os ingredientes em uma "faixa", na parte inferior da folha, deixando espaço na base e nas laterais. Dobre a parte de baixo da folha sobre o recheio, dobre as laterais da folha, formando um envelope, e termine de enrolar até a ponta da folha. Você pode fazer vários rolinhos pequenos, ou alguns mais grossos e servir cortado ao meio, como se fosse um wrap.
Para o molho, misture todos os ingredientes. 
Sirva os rolinhos com o molho, e invente diversos sabores para as próximas noites de verão!

Um comentário: