domingo, 29 de novembro de 2015

Comida para Gringo Gostar...

Na semana passada uma cliente me pediu sugestões de pratos que sua filha, indo para a Alemanha em um intercâmbio, pudesse preparar para mostrar um pouco da nossa culinária. Tá bom, eu sei que você pensou em feijoada e caipirinha, mas ela tem 17 anos!!! Não pode beber caipirinha e possivelmente não faria uma super feijoada (não é preconceito, apenas estatística: as melhores feijoadas que comi na vida foram preparadas por maiores de 45 anos, sem errar!). E ainda tem a dificuldade de encontrar ingredientes por lá...
Aí lembrei do manjar que fiz para minha terceira irmã na Itália: aquele manjar branco de vó, nada de leite condensado, apenas leite de coco (fácil de achar em qualquer lugar desse mundão por conta da força da culinária indiana e tailandesa), leite, engrossado com maisena e calda de ameixa (as ameixas são deles!!). Um toquezinho de creme fresco para dar mais leveza, e pronto! Sucesso absoluto! Um doce leve, refrescante, o encontro do "exótico" coco com a amada e conhecida ameixa, deixa qualquer gringo louco.
A receita segue com as dicas de nome para a garota achar (tipo Google Imagens, estou aceitando correções!!)


MANJAR BRANCO
Leve para ferver: 1 xícara de leite de coco (Kokosmilch), 2 xícaras de leite e 3 colheres de açúcar. Enquanto esquenta, dissolva em uma tigela pequena 6 colheres rasas de Maizena (existe essa marca lá) com pouco mais de ¼ de xícara de água: dissolver com a ponta dos dedos, para poder desfazer todas as bolinhas que se formam. Despejar a Maisena sobre o leite quente e mexer sem parar, fervendo até engrossar, fazendo bolhas nas laterais da panela. Juntar 2 colheres de creme de leite (procure como heavy cream, vai achar!) e mexer bem. Despejar o creme em uma forma de pudim untada com manteiga e levar para gelar por pelo menos 4 horas.
Calda: ferver 1 xícara de ameixas secas (Dörrpflaumen) sem caroço com uma xícara de água, por 2 a 3 minutos, para que as ameixas “inchem” um pouco. Adicionar ½ xícara de açúcar e deixar ferver até ter uma calda fina. Esfriar.

Soltar as laterais do manjar com uma faca, desenformar em um prato e cobrir com a calda. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário