segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

BRAZILIAN PANCAKE

Se por acaso tivesse de sair do Brasil, levaria uma mala com farinha de mandioca e farinha de milho. Como viveria sem farofa, virado, pirão e cuscuz?
O fubá (apenas o milho moído) é mundial, mas a farinha de milho, que passa por aquecimento e forma flocos, é coisa bem nossa, assim como a farinha de milho que a América espanhola usa, onde o trigo passa por uma alcalinização, é produto super regional.
A farinha de milho é minha preferida: crua, tostadinha só com um pouco de alho, alegra qualquer prato.
Para climatizar minhas farinhas na gringa, uma receita de pancake, aquelas maravilhas fofinhas que os norte-americanos comem no café da manhã, totalmente abrasileirada, com a farinha de milho e uma banana bem madurinha.
BRAZILIAN PANCAKE
Rendimento: 2 porções
1 ovo
1 banana madura
1 colher de açúcar mascavo
1 pitada de canela
½ colher (chá) de fermento em pó
½ xícara de farinha de milho flocada
Em uma tigela amasse a banana com um garfo, junte o ovo e bata bem, adicione o açúcar, a canela e o fermento e bata para misturar. Finalize a massa misturando a farinha de milho.
Aqueça uma frigideira ou chapa anti-aderente e espalhe colheradas da massa, formando bolinhos achatados. Mantenha em fogo baixo para não queimar, vire com auxílio de uma espátula, para que doure dos dois lados.

Sirva quente com manteiga, mel ou geleia de sua preferência. Se quiser esnobar brasileirices, use melado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário