quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Um Bolo para Meu Pai


Meus pais eram uns lindos. Ambos químicos, viveram quase 50 anos numa química invejável.
Aprendi a amar cozinhar com a minha mãe. Aprendi a amar comer com o meu pai. Ela gostava dos ingredientes, ele das misturas. Aliás, era um barman bem criativo..
Tem alguns gostares que filho do seu Guido gosta, porque aprendeu com ele: escarola no alho e óleo gelada para o lanche da tarde, polenta com leite e açúcar, coisas com gosto de anis, pontinha de pão quente purinha de preferência ainda no carro, e... paçoca!  Ele amava paçoca. Chocolate também, mas paçoca me faz lembrar ele muito mais, não sei explicar porque. Mas arrisco. Paçoca esfarela, faz bagunça, mas não suja as mãos. Ele não gostava de coisas que sujam as mãos quando você come, melequentas e cheias de cobertura.
Então, esse bolo inventado hoje, seria perfeito para o meu pai: com gosto de paçoca, que não meleca as mãos e numa porção pequena, porque apesar de gostar de guloseimas, sempre foi comedido.
Parabéns, pai. Por ter sido esse lindo. E por deixar muitas lindezas suas no coração e no estômago de seus filhos.

BOLINHO DE PAÇOCA PARA SEU GUIDO
1 xícara de paçoca em barra cortada em cubinhos
½ xícara de açúcar
¼ de xícara de óleo
1 ovo
½ xícara de leite
1 ½ xícaras de farinha de trigo com fermento
1 pitada de canela
Misture os ingredientes secos: a farinha com fermento e a canela. Reserve. Bata todos os outros ingredientes no liquidificador, e deixe a paçoca ficar com alguns pedaços pequenos, não se preocupe em triturar tudo. Misture aos ingredientes secos, coloque em forminhas de cupcakes e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por uns 20 minutos, até que esteja firme ao toque do dedo.



4 comentários: