segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

VIAJAR COM A COMIDA - BLINI

É uma delícia quando aparece uma preparação nova na mesa: pensar que quem cozinhou pensou em você para experimentar a novidade, a conversa toda que surge sobre o prato, a expectativa do cozinheiro pela reação das pessoas. Não precisa ser nada sofisticado, mas se tiver história, fica muito mais legal. E se for gostoso, fica espetacular!
Assim foi com os Blini. Sempre conheci como umas “mini pancakes”, aquela panquequinha mais fofa que os americanos comem,  sabia que era de origem russa, e no meu imaginário, blini são as bases perfeitas para um canapé de caviar: o blin (blini seria plural), creme azedo e as chiquérrimas ovas.
Estudando um pouco, vejo que blini estão mais para os crepes franceses que as fofinhas americanas, mas uma versão, os blini Demidoff, foi consagrada no filme “A festa de Babette” (vem daí o meu imaginário! Ela serve os blini com caviar e champagne...). De qualquer forma é uma massa redonda, que se come com recheios doces e salgados, e era uma tradição na festa em comemoração à chegada do verão, considerada um símbolo do sol, por ser redonda, dourada e quente... Os meus ficaram ovais... :(
Pois então, com a proximidade do nosso verão, vamos nos divertir com essa delícia, que vai ganhar o acompanhamento que você quiser... ou puder! Os meus ganharam o creme azedo com picles de pepino ou azeitonas pretas picadas.
BLINI
½ xícara de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento biológico seco
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de manteiga amolecida
1 ovo
½ colher (chá) de sal
Leite morno, se necessário
 Em uma tigela, misture bem: a água morna, o açúcar, o fermento e ½ xícara de farinha. Deixe descansar até que forme uma espuma, e quase dobre de tamanho.
Ainda batendo bem, junte o restante da farinha, a manteiga, o sal e a gema. Você deve ter uma massa como um bolinho de chuva, e bem lisa. Se necessário junte leite morno, às colheradas, para ter o ponto certo. Deixe descansar novamente até dobrar de volume. Bata a massa novamente para baixar, junte a clara em neve e descanse por 10 minutos.
Aqueça uma frigideira grossa e de fundo plano,abaixe o fogo, coloque um pouco de manteiga, espalhe. Com uma colher, faça três montinhos de massa, que vai se espalhando e forma pequenos círculos. Quando soltar do fundo, vire com cuidado para dourar do outro lado. Retire e coloque em papel absorvente.
Se quiser, os blini podem ser aquecidos no forno.
Sirva com manteiga ou nata, acompanhados por conservas salgadas ou geleia.

2 comentários: