segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Pimenta, pimentinha pimentão

Especiarias são minha paixão. Confesso: sou viciada em um pó!!!! Não acho que seja só meu, esse vício. A “moda” das comidas tailandesa, mexicana, indiana, marroquina pelo mundo todo só confirma essa suspeita. O tempero certo, na quantidade certa, pode mudar completamente a aceitação de um alimento.
Também gosto de pimentas, mas sou bem patife, não agüento muita picância.
Por isso quando comecei a encontrar referências ao Harissa, pasta de pimentas megasupercondimentada de origem tunisiana, usada em boa parte do norte da África e oriente médio, fui ficando fascinada. Me parece que há várias possibilidades de escolha da pimenta, passando inclusive pelo pimentão, o que permite uma ardência menor. A maior parte das receitas pede a pimenta seca, o que não é tão fácil de encontrar por aqui. Isso eu resolvi com um forno baixo, por um tempo mais longo.  Aí entram os aromas, temperos e especiarias: cominho, coentro (as sementes) e alho parecem ser obrigatórios. Hortelã, anis estrelado, cebola, cravo, mostarda, suco de limão, coentro em folhas e cebola aparecem em combinações variadas, dependendo da receita.
Vocês podem imaginar o cheiro na minha cozinha??
MEU HARISSA
Rendimento: 350ml
3 pimentões vermelhos (mais ou menos 500g)
1 bandeja grande de pimenta dedo de moça (uns 400g)
2 cebolas roxas
2 dentes de alho grandes
1 colher (chá) de cravo
1 colher (chá) de sementes de mostarda
1 colher (chá) de sementes de anis estrelado
1 colher (sopa) de semente de coentro
1 colher (sopa) de semente de cominho
½ colher (café) de sal
3 colheres de azeite de oliva e mais para cobrir
Abra e retire as sementes das pimentas e pimentões. Espalhe em uma assadeira grande com os dentes de alho inteiros e as cebolas cortadas ao meio. Leve ao forno bem baixo, para que desidratem e dourem levemente (mais ou menos uma hora), sacudindo a assadeira no meio do processo.
Em uma frigideira grossa coloque o cravo, as sementes de anis, mostarda, coentro e cominho, e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, para que tostem e liberem bem os aromas. Coloque em um pilão e soque até formar um pó grosso. Se tiver um moedor de especiarias, sorte a sua!

Retire as pimentas do forno e espere esfriar um pouco. Coloque no liquidificador, processador ou mixer. Na assadeira, coloque ½ xícara de água fervente, para soltar os queimadinhos. Bata as pimentas com 3 colheres de azeite, as sementes trituradas e o sal, usando a água da assadeira na quantidade necessária para ter uma pasta grossa, como um purê. Transfira a pasta para um vidro, cubra com azeite e espere um dia para começar a usar. Sempre que usar, cubra novamente com azeite. Dura até três semanas na geladeira. Duvido!!!

3 comentários:

  1. hummm parece ótimo. Agora uma dúvida Valéria, onde você encontra sementes de mostarda e de anis? se não achar há algum substituto?
    Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jozilene, aqui em Londrina compro os temperos em uma loja no Mercadão da Prochet chamada Especiarias da Terra, é bem completa. Nas feiras livres também é possível encontrar. Como os aromas das sementes é o grande diferencial dessa receita, não vejo como deixar de usar... talvez trocar o anis por erva doce, já que são parecidos... Obrigada pelo contato!!

      Excluir