segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

ESTEREÓTIPOS: COXINHA

Tem algumas coisas que parecem tão certas na cabeça das pessoas, chego a achar graça, um pouco antes de ficar um pouco incomodada.
As “verdades” que rodam por aí:
1-      Toda nutricionista só gosta de frutas e verduras e coisas integrais. Tem a versão hardcore dessa verdade, que é: toda nutricionista só come sem glúten e sem lactose.
2-      Todo mundo, fora as nutricionistas, ama coxinha.
As minhas verdades:
1-      Gosto muito de verduras, legumes e coisas integrais, mas não sou uma fã alucinada de todas as frutas. Gosto de gordurinha na carne, algumas frituras, pão francês, cerveja e sorvete com meleca.
2-      Não  enlouqueço quando vejo coxinha, mas adoro fazer!
Embora minhas coxinhas não cheguem aos pés da coxinha da dona Lourdes, do Café Gardênia em Londrina, me divirto quando faço, acho que principalmente pela reação das pessoas!
Semana passada fiz uma coxinha tipo infalível: uma massa com farinha e fubá, o que a deixou mais firme e fácil de manusear, achei legal compartilhar. Uma receita pequena e bem saborosa, como deve ser!
COXINHA DE FUBÁ
Rendimento: 10 unidades
1 sobrecoxa de frango, grande, sem pele
1 fio de azeite
1 cebola picada
1 dente de alho grande
1 tomate grande, cortado ao meio, sem semente
½ cenoura
Sal
Pimenta
Salsinha picada
1 colher (rasa) de manteiga
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de fubá pré-cozido
1 clara para empanar
Farinha de Rosca para empanar
Óleo para fritar
Em uma panela grande, doure o frango no azeite. Junte a cebola, o alho, refogue mais um pouco, adicione o tomate, a cenoura, o sal e a pimenta. Cubra com 3 xícaras de água, e deixe ferver para cozinhar bem a carne e o caldo reduzir a uma xícara. Coe o caldo e esfrie os sólidos que ficaram na peneira, escorrendo muito bem. Meça 1 xícara de caldo e leve para ferver com a manteiga. Acerte o sal. Quando ferver, junte a farinha e o fubá misturados, mexendo vigorosamente até que forme uma bola de massa solta da panela. Desligue. Enquanto a massa esfria um pouco, faça o recheio: retire o osso do frango, a pele do tomate, e desfie bem a carne e amasse bem os temperos, misturando tudo. Acerte o sal e finalize com bastante salsinha picada. Coloque a massa morna em uma superfície e amasse muito bem para que fique lisa e maleável. Faça uma bolinha de massa, aperte para formar um disco, coloque o recheio no centro e junte as laterais , formando um “bico”, descartando algum excesso de massa.
Para empanar: bata a clara levemente com um garfo, apenas para ficar mais uniforme. Passe as coxinhas na clara e finalize na farinha de rosca, de forma que fique totalmente recoberta. Frite as coxinhas em óleo quente abundante, até que dourem. Escorra e sirva quente.
Para mim, uma só, e com pimenta, por favor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário