quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Toda unanimidade é burra.... exceto catchup!!


Conheço pouquíssimas pessoas que não gostam de catchup. Bacon também é assim... mas muita gente não come bacon e parou de gostar, porque representa coisas que são fortemente contra.
Pode ser até que não gostem de gostar daquele néctar de tomates deliciosamente adocicado colorido artificialmente e que dá uma graça nas coisas sem graça... afinal é meio chato gostar dessa coisa, um dos ícones da alimentação mais politicamente e nutricionalmente incorreta que se tem notícia.
Mas o catchup pode ser muito saudável!! Primeiro porque é rico em licopeno, aquele negócio que tem no tomate bom para evitar uns tipos de câncer, especialmente o de próstata. Segundo porque não tem quase nenhuma gordura. E, para mim, o mais importante é que ele pode ser um grande aliado na alimentação das crianças, especialmente as enjoadas: os olhos dos meus pequenos pacientes brilham quando falo que podem usar catchup numa salada de legumes cozidos, por exemplo! Os pais muitas vezes colocam “no mesmo saco” porcarias e não porcarias... maionese é uma grande porcaria, mas catchup industrializado é uma pequena porcaria. Já catchup caseiro... É TUDO DE BOM!!! E fácil, olha só:
Catchup Caseiro (para 1 bisnaga pequena)
- 6 tomates maduros e firmes (tem de ser tomate bem gostoso!!! Que tal orgânico?)
- ½ cebola roxa
- ½ cebola normal
- 1 talinho de salsão
- 1 dente de alho pequeno
- ½ colher (chá) de canela em pó
- 1 colher (chá) de cravo em pó
- 1 colher (chá) de pimenta síria
- ½ colher (chá) de cominho em pó
- sementes de mostarda
- grãos de pimenta (usei a branca e a rosa)
- 1 colher (café) de sal
- 1 colher (sopa) de óleo
- ½ xícara (de café) de vinagre
- ½ xícara (de café) de açúcar mascavo
Coloque o óleo na panela e aqueça com os temperos secos: canela, cravo, pimentas, cominho e mostarda. Se quiser um catchup picante, junte pimenta malagueta, calabresa ou dedo de moça, a gosto. Quando estiver bem perfumado, junte as cebolas picadas, o salsão e o alho machucado, refogue até ficar bem transparente. Acrescente os tomates, o sal, açúcar e vinagre e mais 2 xícaras (café) de água. Ferva bastantão, até ficar um molho grosso, com tudo bem desfeito.

Passe numa peneira, apertando bem com uma colher, para aproveitar tudinho!! Coloque na bisnaga e mantenha na geladeira por até 20 dias. Vá adaptando a receita ao seu gosto: mais doce, mais salgado, mais perfumado... e sempre delicioso!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário