domingo, 23 de novembro de 2014

Temperos...

Na semana em que a estrela das notícias sobre alimentação foi o tal do “salgante”, tratado como herói por todas as matérias que li, resolvi falar de temperos...
Você consegue pensar em 40 tipos diferentes de temperos? Fácil, não é? 40, 50, 60... é só pensar um pouco... Secos, frescos, em pó, folhas, legumes, líquidos, tudo está aí para que sua aventura na cozinha seja mais rica, perfumada e variada.
Porque ficar só no alhocebola, ou pior, naquelas misturas industrializadas que deixam tudo com o mesmo gosto e a sua língua “viciada” em sal? Então pare de pensar em “cortar” o sal. Até porque ele é necessário para o equilíbrio dos líquidos no corpo. Use-o da forma justa, como realçador de sabor e não como O sabor. Pouco sal e muitos temperos. Vamos experimentar??
 Ontem estive num jantar, maravilhoso, mega perfumado, que foi servido um pouco além do horário combinado, por minha culpa, aliás.. Quando elogiávamos o cheiro bom no ambiente, uma das comensais disse: minha mãe sempre diz que a fome é o melhor tempero. Pode ser. Lembranças também. O tempo deixa tudo mais gostoso e mágico. 
Por isso a receita do post vem de uma doce lembrança. Há muito tempo vivi quase quatro anos no Rio de Janeiro, a cidade mais que maravilhosa, onde ainda hei de morar de novo... E como era bem jovem, recém casada, vivia num meio bem “descolado”, saíamos muito para comer. Nada de comida especial, comida honesta e barata, em lugares onde muita gente amiga poderia estar. O restaurante La Mole do Leblon era uma das pedidas mais freqüentes. E aí tinha o couvert, com os grissini, manteiga, azeitonas e a berinjela... e foi essa berinjela que pipocou nos meus sonhos ultimamente.. então vai a minha releitura da berinjela do La Mole... será que era tão boa? Será que ainda existe? Será que ficou parecida?


BERINJELA DO LA MOLE
1 berinjela
1 folha pequena de louro
1 pitada de orégano
1 copo de água
4 colheres de vinagre
½ colher (chá) de sal
1 dente de alho, pequeno, cortado ao meio
Azeite

Descasque a berinjela e corte-a em tiras. Leve para ferver: a água, o vinagre, sal, louro e orégano. Quando ferver junte a berinjela e cozinhe por 1 ou 2 minutos. Escorra bem, e despeje quente num pote com o alho cortado dentro. Regue generosamente com azeite, misture bem, tampe e deixe descansar por pelo menos 6 horas na geladeira. Se necessário acerte o sal (pouco!!!) Retire o alho e o louro e sirva com pães ou torradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário