quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Férias escolares: parar de estudar sem parar de aprender!

Já discutimos anteriormente que além do uso de alimentos saudáveis nas quantidades adequadas, a rotina é muito importante na alimentação de qualquer pessoa, especialmente daqueles que ainda estão crescendo. Esta rotina, além de promover o fornecimento constante de "combustíveis" para o organismo, mantendo um equilíbrio metabólico que facilita a melhor produção de energia e também o desenvolvimento em todo o potencial da criança, cria o tal do BOM HÁBITO ALIMENTAR.
Agora, pensem comigo: como nossos filhos têm praticamente 3 meses de férias por ano, se deixarmos que neste período eles comam o que querem na hora que bem entendem, "só porque estão em férias", estaremos comprometendo a educação alimentar deles 25% do tempo! Muito sério isso, não???
E como fazer? É só usar bom senso, planejamento, e um pouquinho de pizza e sanduíche também, porque faz parte da vida, não é?

(imagem: Luciana Fernandes, no site: educarparacrescer.abril.com.br)


Vamos a algumas sugestões práticas:

- Mantenha horários para as refeições: podem ser um pouco mais flexíveis, mas deve haver uma refeição a cada 3 ou 4 horas.
- Criança não deve pegar o que quer comer na hora que der na telha: tem de pedir, e se não for o caso, você tem de dizer não!
- Não estimule "beliscos". Caso queira oferecer uma pipoca ou um sorvete, associe a momentos de bastante atividade, como um jogo de pega-pega, um banho de piscina ou mesmo uma boa "batida de perna" na rua, num parque ou no shopping.
- Beliscar, "deitadão" no sofá vendo TV ou no videogame, não é um hábito a ser ensinado e nem estimulado. Compre umas garrafinhas com bico, bem bacaninhas e deixe sempre com água fresca: é a melhor companhia ao lado da TV ou do computador... distrai a boca e mantém a hidratação.
- Será que o cinema pode ser sem pipoca?...ou pelo menos vamos dividir uma das pequenas?
- Faça refeições agradáveis, com comidas que eles gostam, mas sempre respeitando a proporção dos grupos de alimentos: uma parte em carboidratos (massa), uma parte em proteína (carne, ovos ou laticínios) e duas partes em vegetais (frutas e legumes).
- Vai ter pizza no jantar? Enquanto não chega, corte cenouras em palitinhos, pepinos em rodelas e ofereça para as crianças apenas com um pouco de sal ou catchup. Vamos tomar um suco de laranja enquanto não chega o lanche? Será que hoje podemos trocar o refrigerante por suco?
- Planeje a semana, porque afinal eles estão em férias e você provavelmente não: sem o planejamento do cardápio da semana, aumenta muito a possibilidade de você acabar oferecendo salsicha ou macarrão instantâneo só porque "não deu tempo" de providenciar algo mais saudável.
Proporcione atividades gostosas e que promovam maior gasto de energia: brincar no condomínio, no quintal ou na praça, um passeio de bicicleta, uma ida ao clube, um bom passeio a pé, até ajudar nas tarefas domésticas pode ser divertido, se for bem orientado. Pense em quantas coisas divertidas podemos fazer que não seja só COMER. 
E boas férias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário