quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Gelatina Feita em Casa


Muitos alimentos mudaram de “lado” ultimamente... Ovo era do mal e ficou do bem, margarina era mocinho virou bandido, abacate se tornou um herói, e agora chegou a vez da gelatina!!!
Qual a mãe prestimosa que não preparou gelatina em potinhos, de sabores variados para o seu filhinho que está doente, e só pode comidas leves???
Quem nunca tomou gelatina de montão porque tem colágeno e ajuda a deixar a pele firme e os ossos resistentes??
Primeiro: a gelatina tem proteína sim, derivada do colágeno sim  (ou seja, pele e ossos de animais), mas isso não significa que ela será depositada aonde você deseja, depois de ser absorvida. Seu organismo digere as proteínas quebrando-as em pequenos pedaços chamados aminoácidos, que podem virar outras proteínas, e esses pedacinhos vão ser destinados para montar as proteínas que seu corpo precisa naquele momento... Uma pele boa, um cabelo bom, são frutos de uma alimentação boa e não de nenhum alimento milagroso!

Segundo: as gelatinas com sabor estão cheias de açúcar e corantes, um monte de porcarias que vão nos estragando aos poucos por dentro. A segurança dos corantes está em xeque, e eu não brincaria com isso, ainda mais para crianças ou convalescentes, os maiores “fregueses” dessa iguaria...
Agora o lado bom: gelatina é refrescante, divertida, dá uma sensação de saciedade por conta da proteína, e é bem gostosa.. Vale a pena???  FEITA EM CASA vale!!!
Fiz de maracujá e de abacaxi, esta última com pedacinhos... Em ambas usei açúcar, mas você pode usar frutas mais doces e dispensá-lo.

Receita básica:
Hidrate 1 pacotinho de gelatina sem sabor com 2 a 3 colheres de água fria, e deixe descansar por uns 10 minutos. Aqueça ½ xícara de água, adicione o açúcar a gosto, mexa bem para dissolver. Acrescente a gelatina hidratada, mexa bem, misture 400ml de suco ou polpa de fruta natural de sua preferência e 1 colher (sobremesa) de suco de limão. Leve para gelar.
ATENÇÂO:
- o morango e o abacaxi contém enzimas que inibem a ação da gelatina, por isso devem ser cozidos antes de usar.
- esta gelatina é mais perecível, porque utiliza ingredientes frescos, procure consumir em dois dias.

2 comentários:

  1. Va, tudo bem? Gostei muito deste post e gelatina é algo que quero voltar a consumir. Duas perguntas já que estou tentando diminuir a quantidade de alimentos de origem animal:
    - as gelatinas são sempre de origem animal?
    - elas podem ajudar na substituição de carnes como fonte de proteína?
    Beijo da Tchu!

    ResponderExcluir
  2. Porque vcs não tentam saborear uma sobremesa com gelatina rica em proteína, sem ser de origem animal? Que tal ágar ágar! Fonte de vários nutrientes tb. Fica a dica!.....
    .

    ResponderExcluir