quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Caldo de Carne...


Sugerir que você faça seu caldo em casa é lutar contra uma instituição! Os cubinhos de caldo de carne estão nas casas brasileiras há muitos anos, a Maggi fabrica desde 1908!
Nasceram da necessidade de se concentrar o caldo de carne afim de que os exércitos tivessem a base para o preparo de alimentos nos campos de guerra do começo do século passado.
E foram se popularizando, diversificando sabores e marcas, e, para aumentar sua vida de prateleira e seu apelo sensorial foram ganhando cada vez mais sal, glutamato monssódico, gordura vegetal e conservantes. Ou seja, foi se tornando cada vez mais um extrato de meleca!
O Caldo de Carne em cubos se tornou a tradução do paladar médio, não só do Brasil, como de todo o mundo ocidental (os “dashi” e outras misturas de peixe com os mesmos conservantes são populares no Oriente...).
Uma receita que leva um cubo de caldo ou um pacote de sopa instantânea é sucesso e sinônimo de praticidade.
Para mim é sinônimo de um monte de porcarias na sua circulação e de uma padronização industrializada no paladar das pessoas, acabando com as particularidades dos sabores.

Mas Valéria,  como vou fazer risoto, temperar minhas sopas e molhos??
Com nossos cubos de Caldo de Carne Caseiro! Olha só, é demorado, mas não dá trabalho nenhum! É só o fogão que trabalha.

Coloque numa assadeira um pedaço de carne com osso. O da foto é um pedaço de ossobuco, mas pode ser qualquer carne. Junte temperos frescos, cortados em pedaços médios. Aproveite tudo dos temperos. Pode-se usar cebola com casca, alho com casca, salsão com folhas, talos de salsinha que picou para outra coisa, folhas de alho poró, cenoura, repolho, tomates em pedaços ou mesmo as pontas que sobraram da salada, cebolinha verde...

Leve ao forno quente por uns 20 minutos para que tudo fique levemente queimado e com uma linda cor dourada para passar para o caldo.

Retire tudo da assadeira, coloque numa panela funda, raspe os grumos da assadeira com água, vinho ou mesmo cerveja, despeje na panela e cubra com água e sal a gosto. Agora ferva.... ferva muitas horas... Toda hora que estiver em casa ligue a panela e deixe ferver. Vá juntando mais água, pode ser fria, para que o cozimento retire todos os extratos da carne e dos temperos. No final, deixe apurar até metade da altura da carne. O meu ficou umas 6 horas no total.
Coe. Coloque o caldo na geladeira (ou freezer) por um tempo, para que a gordura saturada se solidifique. Retire com uma colher. Despeje o extrato, agora magro, que vai estar gelatinoso, em uma forma de gelo separada para esses usos. Congele, solte os cubos num saco plástico e mantenha no freezer por 3 meses. Cada cubo pode ser misturado com 400ml de água para um caldo maravilhoso, super saudável, que pode ser a base de qualquer coisa ou tomado assim, purinho, como consomé.
E a carne com temperos que ficou na peneira dá uma salada de carne esperta! Dá uma olhada no meu resultado...


3 comentários:

  1. Oi Vá!

    Vinha fazendo o meu caldo - só com vegetais - sem colocar no forno antes. Na próxima vou usar a dica da tosta antes, vai dar um aroma novo.

    Ah, e a sensação com o caldo de vegetais é que não fica tão concentrado. Guardo em potes herméticos de 500ml e uso direto, quase sem diluir.

    Super dica!!

    ResponderExcluir
  2. Aqui em Casa a gente já usa faz tempo o caldo caseiro, mas não fazíamos isso de colocar no forno antes. Experimentamos e ficou incrível!! Aprovadíssimo!

    ResponderExcluir