domingo, 30 de setembro de 2012

X Tudo de Bom


Hambúrguer é uma coisa muito prática, tanto para o mais clássico dos sanduíches quanto para completar uma refeição rápida. Quando as gigantes da indústria criaram o hambúrguer congelado, muita gente passou a ter uma caixinha no freezer. Vocês já leram o rótulo daquilo?
Um raciocínio simples: se em cem gramas de carne moída temos de seis a oito gramas de gorduras totais, porque em oitenta gramas de hambúrguer da marca mais famosa do Brasil temos dezessete gramas de gordura, mais de 20% do peso???
Um ótimo motivo para fazer o seu hambúrguer em casa, não é? Faço uma receita com aveia, que ainda insere um pouco de fibra, sempre benvinda!
Faça a massa, molde e asse os hambúrgueres e congele-os já assados, fica mais prático ainda. Outra sugestão é que faça os bifinhos compridos, porque assim pode fazer seu sanduíche no pão francês, muito mais gostoso e saudável que os “massentos” pães de hambúrguer. Tire o miolo de uma das metades, assim cabe bastante salada no seu lanche.
Aí vai a receita:
350g de carne magra moída (patinho, paleta, músculo)
2 colheres rasas de aveia em flocos finos
1 colher de cebola bem batidinha, ou ralada
1 dente de alho bem pequeno, amassado com ½ colher de chá de sal
1 colher de salsinha picada

Amasse tudo com as mãos, misturando bem. Com as mãos úmidas, molde os hambúrgueres, coloque numa assadeira forrada com papel manteiga (ou untada), e leve ao forno bem quente, pré-aquecido, até que dourem (é rápido, para que fiquem úmidos por dentro).
Use ou congele. Se quiser um tempero mais “adulto”, junte pimenta do reino e noz moscada moídas à massa.

Um comentário:

  1. Muitos assuntos interessantes, tratados com originalidade, bom humor e sempre com informações úteis. Sabia que você entende bastante de comida e que também cozinha muito bem, mas o texto de boa qualidade está sendo uma boa surpresa pra mim. Estou gostando bastante.

    ResponderExcluir