quarta-feira, 21 de agosto de 2013

R$1,99

Há alguns dias fui comprar umas bacias num lojão de 1,99 e bati o olho num fechador de pastel, naquela cartelinha de papelão já meio empanada, etiqueta de preço empoeirada, pensei... se não servir prá nada vai prá reciclagem...

E o bichinho ficou na gaveta, abandonado com as pás de batedeira e colheres de pau, não chegava a vez de experimentar..

Cheguei em casa bem cansada, com uns 2kg de massa de bolacha para assar (um evento com crianças)... bem... já que vou ficar com o forno ligado, e estou com a mão boa para massas... vou fazer um pastel assado.. Resto de carne moída temperada na geladeira...

SENSACIONAL!! A traquitana é rústica, mas perfeita. Consegui colocar a massa aberta bem fina, coube bastante recheio, e ela fechou muito bem. Bem, isso valeu para uma massa mais amanteigada, veremos como se comportará com uma massa de pão..


Por hoje, a receita do pastel assado, ou “empanada”, prá lembrar do estado da embalagem na loja!

Misture 1 colher generosa de nata (creme de leite espesso, fresco), 1 colher de manteiga, 1 pitada de sal e 1 gema. Misture bem. Acrescente 1 colher (café) de fermento em pó. Vá incorporando farinha de trigo até ter uma massa bem macia, mas que possa ser aberta com o rolo. Você usará algo em torno de 1 xícara de farinha. Embrulhe a massa num plástico e descanse por uns 20 minutos. Abra em discos, coloque no cortador de pastel, recheie com o resto de almoço mais legal que achar na geladeira, faça uma graça com queijo, azeitonas, castanhas e o que mais pensar, desde que não seja muito úmido. Feche os pastéis e coloque em assadeira sem untar. Asse por 15 minutos em forno a 200 graus.
Voilá!!

Um comentário:

  1. Adaptei tudo: não tinha o cortador de pastel, não tinha a nata... Mas depois de ver o post, eu tive que fazer, não tinha mais escolha. Tinha sobrado um pouquinho de carne moída do almoço daquele dia e um franguinho do dia anterior. Todo mundo virou pastel, ficou uma delícia. Valeu, Valeria!

    ResponderExcluir