sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Acém a dez reais

Esse é um pedaço de acém, uma carne do dianteiro do boi, “carne de segunda”. Aqui em casa é carne de terça, quarta, quinta, sexta... porque é versátil, magra, gostosa e barata!!! Como tudo nessa vida tem lado bom e lado ruim, o acém tem uma parte meio feiosa, com muitas fáscias (aquela “pelinha” branca super resistente, que tem por cima, até no filet mignon tem!!!) e é uma carne que pede um cozimento longo, é dura.... Mas ele continua sendo uma super opção para quem precisa economizar.
Sempre sugiro aos meus clientes que consomem carne algumas providências para garantir um cardápio variado. Uma delas é comprar as carnes em vários cortes, mas para isso não precisa ser vários tipos de carne!
Claro que não se faz bife de acém, mas fora isso... tudo é possível! Como faço: escolho no açougue um bom pedaço, e peço ao açougueiro que moa (duas vezes) a parte mais “retalhada” da carne, e divida a parte mais lisa e bonita em pedaços grandes. 
Congelo os pedaços em sacos separados. Eles podem ser preparados inteiros; em cubos grandes para um ensopado com legumes, batatas ou mandioca; ou em cubinhos pequenos para um picadinho com molho: à paulista, com molho de mostarda, ou qualquer outro molho bacana...

O “assado” de panela fica tão lindo que certamente ninguém pensará que é carne de segunda: parece mesmo carne de sábado! E você não faz quase nada!
Olha só: 1 pedaço de mais ou menos 800g de acém, bem limpo, 1 colher (de sobremesa) de páprica doce, 1 colher (de chá) de pimenta síria, ½ colher (de café) de cominho em pó e um pouquinho de vinho seco ou cerveja, tipo restinho da lata ou da garrafa mesmo (do copo nãããooo, tem cuspe!!!), algo como 50-100ml...


Ponha tudo na panela de pressão, cubra com água fria, tampe a panela e leve ao fogo. Cozinhe na pressão uns 40 minutos. Ainda não tem sal, tá bom??

Esfrie a panela, abra, coloque o sal, e ferva aberta até que praticamente todo o líquido seque.




A carne termina “salteada” na própria gordura, retirada pelo caldo quente. Macia, gostosa, simples, sem frescuras e fácil como deve ser uma comida caseira “acém” por cento, e de primeira!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário