quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Coisas que todos gostam...

O gostar-não gostar é um fenômeno interessante na alimentação das pessoas... Mas não acho que é tratado de forma adequada...
Primeiro porque são encaradas como situações fechadas, imutáveis. "Meu filho não gosta de legumes". "Minha filha não gosta de feijão". "Eu não gosto de jiló". 
Pense em quantas coisas não gostava antes e agora gosta! Conheço pouquíssimas crianças que gostam de berinjela, e muitíssimos adultos que trocam tudo por uma caponata (preparação maravilhosa com berinjelas, azeite e condimentos): então, em que dia aconteceu “a transformação”???
E não é só uma questão de experimentar, porque muitas vezes gostamos-não gostamos antecipadamente das coisas! Porque uma criança topa experimentar um chicletes sabor Kiwi com Acerola e não prova uma abobrinha??
Fala-se muito no sabor dos alimentos, mas penso que aroma, aparência e textura são super partes na aceitação dos alimentos...
Então, para “lidar” com o gostar e não gostar, tente observar o “padrão” que se apresenta.
Há pessoas que gostam de coisas mais perfumadas, outras preferem alimentos mais “discretos”. Há pessoas que gostam de alimentos mais pastosos, mais ácidos, com alguma picância.
Guardando os erros das generalizações, mas compartilhando observações de muito tempo, alimentos crocantes e sequinhos geralmente são muito apreciados por crianças. Penso ser mais fácil que se anime em provar um pedaço de cenoura crua do que uma couve flor no molho branco, por exemplo... Quem gosta de meleca é jovem e adulto, especialmente mulheres! Tanto é que o bolo nas festas de aniversário só não sobra porque as mamães, tias e vovós dão conta de traçar!
Entenda o gostar-não gostar, antes de abordar aquele enjoado na sua casa. Você vai se surpreender!

Essa receita é fácil de gostar: é doce, sequinha, começa crocante e acaba macia derretendo na boca. Com vocês, Sequilhos de Nata!! Aprecie com moderação.
Ingredientes:
1 xícara de nata (creme de leite fresco, grosso)
1 xícara de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
1 ovo
1 colher (chá) de fermento em pó
amido de milho ou polvilho doce o suficiente (em torno de 500g)
Modo de Fazer:

Misture a nata, manteiga, ovo, açúcar e fermento numa tigela. Vá juntando o amido, misturando sempre, primeiro com a colher e depois com as mãos, até ter uma massa muito macia que solte completamente das mãos. 
Faça bolinhas e coloque, com um pequeno espaço entre cada uma, em assadeira forrada com papel manteiga. Com um garfo, pressione as bolinhas para dar o formato às bolachas. Leve ao forno baixo (150-180 graus) pré-aquecido, até que comecem a dourar nas bordas. Guarde em pote fechado. Essa receita rende umas 100 bolachinhas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário