quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Um pouco de bagunça para limpar a geladeira!

Cozinhar também pode ser muito divertido..
Hoje resolvi fazer um sukiyaki meio simplório, para usar um monte de pouquinhos vegetais na geladeira: um pedacinho de repolho, um pimentão amarelo aberto, um finalzinho de salsão, umas poucas flores de couve flor... cebola e cenoura estão sempre por aqui. Sem contar que sobrou um bife de alcatra, sem grelhar, do almoço.. Perfeito!
Passei no sacolão: um brócolis e um maço de cebolinha já vão dar o tom de verde que preciso. Agora ao mercado comprar o udon. Meu filho me ensinou a não gostar de sukiyaki feito com spaghetti normal, e a nutrição me ensinou a não gostar de macarrão instantâneo. Legal é o udon, a massa um pouco mais pesada, e com uma capacidadade grande de absorver sabor. Pergunta se tinha udon no mercado?? Nãããooo.
Ok, a cozinha tá arrumadinha, a diarista esteve lá hoje... não deve ser difícil fazer essa massa...

Google, o oráculo, me conte como fazer udon!!! Ah, olha aqui, lê ali, é uma massa seca, de água e farinha, feita com água morna, e que deve ser muito sovada, até ficar lisa e maleável. Aí vem a diversão. Um gringo doido, explicando como ele e seus filhos fizeram.(http://www.lafujimama.com/2010/06/how-to-make-handmade-udon-noodles-its-easier-than-you-might-think/).
 Esta é a versão Valéria/Lauro, udon integral:
coloquei numa tigela mais ou menos 2 xícaras de farinha branca e 1 xícara de farinha integral fina, e misturei muito bem. Aqueci uma caneca de água até amornar, e juntei 1 colher de chá de sal.

Abri um buraco no centro da farinha, fui adicionando água até conseguir formar uma bola de massa bem firme.

Colocamos a massa num saco plástico, dobramos e pusemos sobre uma toalha de banho dobrada em 4.
Dobrei a toalha por cima da massa, e o Lauro caminhou 200 passos em cima da toalha, em ritmos variados!!

Tcharããã!!! Massa lisinha, super sovada, descansa mais 20 minutos. Abre  bem fina com um rolo de macarrão, enrola, corta em fatias, solta as fatias, e o udon ta pronto para ir para a água. 








Como está fresquinho, cozinha em menos de 5 minutos.




Delícia de jantar...


2 comentários:

  1. Fantástica a ideia, melhor ainda o seu jeito de contá-la.

    ResponderExcluir
  2. Valéria querida, por vários motivos fiquei sem assuntar suas delícias. Aqui estou deliciada com seus feitos e jeitos mágicos de explicar. Como isso? Pimenta síria em comida normal? ( Lá no acém )E agora fazendo o tal macarrão , que ficou incrível? Vc continua um espetáculo! Jeitão de contar da adolescente que conheci, modos variados de fazer, ser, cozinhar da "senhora" que se tornou! Linda e mágica
    sempre! Bjs.

    ResponderExcluir