domingo, 21 de abril de 2013

Feito em Casa nível megafácil


Sabemos que os produtos caseiros são quase sempre mais baratos e sem dúvidas mais saudáveis. E muitas vezes o “feito em casa” é mais simples que imaginamos. Ok, eu entendo que não queira fazer pão, iogurte ou caldo de carne em casa. Eles fazem parte de um grau mais alto do programa “Resolvi ME Cuidar Muito Mesmo  E Sei Que Isso Toma Um Pouco de Tempo”.
Algumas coisas são óbvias, tipo farofa. Só um ser fora de sintonia com o universo (sem contar aquele que está indo para a cervejada da faculdade... este está perdoado!) compra “farofa pronta”!! Caros leitores: duas colheres de óleo ou outra gordura de sua preferência como manteiga, bacon derretido, banha, azeite numa panela... certo?? Agora temperos frescos ou desidratados ao seu gosto, tudo bem picadinho, até ficar bem sequinho: cebola, alho, pimenta, cebolinha, salsa, pimentão, tá fácil? Junte 2 copos de farinha de mandioca e/ou de milho, sal a gosto, e mexa em fogo baixo por um ou dois minutos. Tcharannn! Esfriar, colocar num vidro e... ser feliz!! Sem glutamato, sem gordura hidrogenada e com todo o charme do DIY (do it yourself, sigla divertida, não??).
 Já outros podem surpreender. A ricota é um ingrediente versátil e muito simples de se fazer! Eu faço em casa, sem muito “rigor técnico”, mas dá super certo e é rapidão. Olha só:
Coloque um litro de leite integral e leve ao fogo. 
Um pouco antes de ferver junte 2 colheres de vinagre, misture e deixe que o leite talhe todo.

 Desligue o fogo e coe em peneira bem fina ou num pano tipo gaze. Se tiver um chinois, ele é ótimo! 

Eu gosto de deixá-la um pouco úmida. Mantenha na geladeira, por até 10 dias. Duvido que dure tudo isso..

3 comentários:

  1. da pra fazer com leite desnatado nao?

    ResponderExcluir
  2. Vou ser sincera... nunca fiz com leite desnatado, mas imagino que dê certo, com um rendimento menor, afinal o que coagula é a proteína, que está presente no leite desnatado.

    ResponderExcluir
  3. Isso é muito bom!!! Temperada com sal, azeite e cebolinha...
    Uso para coar um coador permanente de café, daqueles de nylon bem fininho.

    ResponderExcluir