terça-feira, 2 de abril de 2013

Cheiro de Baunilha no ar....


Há alguns anos parei de comprar bolachas. As bolachas, ou biscoitos industrializados geralmente são ricos em gorduras impronunciáveis, super doces e com aromas prá lá de artificiais. Tenho feito uma grande campanha para que voltemos a comer pão. Um pão integral? Ótimo, é muito bom, dura mais, sacia mais, é mais saudável... Mas se não der, um belo pão francês com uma boa camada de manteiga me parece muito mais “natural” que qualquer cookie industrial. Pão francês é água, farinha, fermento e sal. Manteiga é nata. E a bolacha que você compra no mercado é o que mesmo???
Por isso acho que o café da manhã e o lanche da tarde de todo dia tem que ter pão, e quanto mais simples, melhor!
Só que aí fica um vazio... Um copo de leite gelado.... uma xícara de chá quente, naquela porcelana antiga que veio da casa da sua avó... cadê o biscoito?? E aquele pote “lindo”, com tampa de biscuit que a sua comadre fez com o maior carinho??
É prá já! Você não imagina como é simples fazer uma bolachinha doce, basiquinha, que pode até ser “recheada” com geleia ou um doce de leite bem gostoso..

Ingredientes:
2 colheres de manteiga ou banha (gorduras NATURAIS)
½ xícara de açúcar
1 ovo
4-6 Gotas de baunilha
1 xícara de farinha de trigo
½ xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento em pó

Antes de sair de casa de manhã, deixe a manteiga fora da geladeira. Quando chegar para terminar o almoço, coloque a manteiga, o açúcar, o ovo e a baunilha numa tigela e mexa até misturar bem. Numa outra tigela, misture as farinhas e o fermento muito bem. Vá juntando a mistura de farinha na manteiga batida e forme uma massa macia, mas bem ligada. Coloque na geladeira e siga fazendo seu almoço. Ligue o forno em 180 graus. Depois de uns 15 minutos, polvilhe farinha num cantinho da bancada e abra a massa com um rolo, virando e polvilhando um pouquinho de farinha para não grudar. Com o cortador de pizza, faça uns retângulos e coloque numa assadeira sem untar. 
Você também pode pedir para seus filhos fazerem minhoquinhas de massa e juntar as pontas formando rosquinhas! Na hora que colocar o almoço na mesa, leve as bolachinhas para o forno, por uns 10 minutos, até que fiquem douradas por baixo. Saia da mesa rapidinho, tire do forno para que esfriem, e volte a almoçar. Ah! Desligue o forno!
Já vai ter bolachinha com o cafezinho...
Guarde o restante num pote fechado, só depois que estiverem completamente frias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário