quinta-feira, 18 de abril de 2013

Peso Ideal....


Qual é meu peso ideal? Pergunta muito freqüente nos consultórios de Nutrição. E penso que a resposta deve ser: é o peso com que você se sente bem, ágil e saudável. Isso, é claro, com muito bom senso e com exames de saúde ok.
Ninguém deve te afirmar qual é o seu peso ideal. Um profissional de saúde sério vai te informar uma faixa de peso esperado. Vocês podem até combinar, mas essa escolha parte de você.
Não é possível enquadrar todo mundo numa fórmula: nós não somos todos iguais, e por isso devemos encarar tabelas e fórmulas com algumas restrições. A fórmula mais comum de peso ideal é a do Índice de Massa Corporal, o IMC. Dividindo o valor de seu peso em quilos pelo quadrado de sua altura em metros, deverá ser encontrado um valor entre 18,5 e 25 para ser considerado um peso normal, se você é um adulto com menos de 65 anos. Assim, uma mulher de 1,62m com 64Kg teria um IMC= 64: (1,62 x 1,62) = 64: 2,6244 = 24,4. Este IMC é considerado bom, dentro da faixa do chamado peso adequado. E o louco é que raramente uma mulher de 1,62m se consideraria “bem” com este peso... Isso principalmente pela pressão da mídia e da moda, onde o padrão é uma mulher com corpo de pré-adolescente magérrima (já repararam como diminuiu o tamanho M das roupas femininas? Gente!! M é médio!!). Pense muito nisso quando for estabelecer metas, ok?
A “fragilidade” do IMC também tem a ver com a variação na estrutura e composição corporal de pessoa para pessoa. Nosso corpo é constituído de ossos, músculos, vísceras e gordura. Ossos, músculos e vísceras constituem a chamada massa magra, enquanto a gordura é, como o próprio nome diz, a massa gorda. A massa magra é mais pesada e por isso ocupa menos espaço. Além disso, ela é composta de tecidos ativos, que gastam calorias durante todo o dia. Já a gordura é mais leve, ocupa mais espaço e não tem gasto energético. Conheço umas pessoas assim.... Portanto se aquela nossa amiga tiver 64Kg com bastante massa magra ela será uma mulher de corpo esguio e forte. Se, pelo contrário, tiver o mesmo peso, com 1/3 dele em gordura, será uma mulher cheia de “pneus”, que provavelmente usa roupa tamanho G ou GG e está sempre se sentindo sem energia, pois tem pouco tecido ativo.
A questão então não é perder peso, e sim perder gordura, que é feio, aumenta as medidas e faz mal a saúde, aumentando o risco de doenças circulatórias, do coração, diabetes e vários tipos de câncer. Para isso são necessários hábitos saudáveis e não dieta!
Pare de perseguir esse ideal! Tantos outros ideais bacanas para alcançar....

Nenhum comentário:

Postar um comentário