segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A refeição quase completa

O inverno combina muito com ensopados, não?? Muitos vegetais, uma carne (se quiser), um molho de tomates, ou talvez um vinho... e aquele cheiro maravilhoso na cozinha, um pedacinho de pão passado no molho, só prá ver se o tempero está bom!
Estes ensopados, especialmente os que levam carne e uma boa variedade de vegetais, tomam um pouco de tempo para preparar, mas são praticamente uma refeição. Junte arroz, purê, farinha de milho ou mandioca, polenta, couscous... e tem uma refeição linda e saborosa. Reserve uma noite na semana para preparar, abra um vinho, chame alguém para ajudar a picar os ingredientes... Você terá uma hora muito agradável, e uma refeição deliciosa.
O mais legal dos ensopados é que pode fazer uma quantidade maior, e congelar uma ou duas porções, para um dia que der preguicinha ou ficar sem tempo, mesmo...
Congele sempre sem batatas ou tubérculos dessa turma, cuide que os vegetais não estejam muito cozidos, para que possa reconhecê-los ao descongelar (mas se estiverem muito molinhos pode virar uma bela sopa com macarrão, nada se perde!!).
Aí, você varia no “acabamento”: uma colher de pesto, ou um pouco de grão de bico cozido (é possível comprar cozido, em vidros, a vácuo ou caixinhas) e umas amêndoas, quem sabe um figo seco ou aquelas passas que estão na geladeira... os talos do agrião que lavou para a salada, umas duas folhas de couve rasgadas, são mil possibilidades de ter uma refeição diferente e divertida!

Receita básica de ensopado de carne:
Compre 500g de carne para cozinhar: coxão duro, músculo, paleta, patinho... experimente com carne suína, fica legal!. Coloque a carne cortada em cubos numa panela, junte alho, cebola e cenoura picadinhos (se “rolar” um salsão ou alho poró fica ótimo), cubra com água fria, deixando passar um dedo acima da carne. Leve ao fogo, sem nenhum sal, abaixe o fogo assim que a água ferver, e cozinhe, com a panela aberta, até que a água comece a secar e a carne esteja bem macia. Se a carne ainda estiver dura, junte água quente e deixe secar novamente. Dependendo da carne que escolher, neste processo a sua gordura natural vai derreter e você poderá dourá-la no seu próprio óleo. Caso seja uma carne muito magra, adicione um fio de azeite ou óleo e frite um pouco. Este é o ponto de juntar o sal e os temperos secos, que serão da sua escolha: páprica, cominho, manjericão, tomilho, noz moscada... vá colocando e experimentando. Junte tomates sem sementes cortados em cubos (ou apenas caldo de carne para fazer o molho), e os legumes que desejar: cenoura, vagem, abóbora, abobrinha, folhas de repolho, brócolis, couve flor..... Acerte o sal, cozinhe os legumes, finalize com o que te der na cabeça (ou na geladeira) e sirva!


Nenhum comentário:

Postar um comentário