sábado, 24 de agosto de 2013

Dia da Pizza... ou dia de pizza??

Inventaram que dia 10 de julho é o Dia da Pizza, mas para mim, dia da pizza é domingo. Todo domingo.
Lembranças das pizzas assadas no fogão Brastemp azul e branco, as “inéditas” (na época) pizzas retangulares, parece que ouço o barulho de todo mundo em volta daquela bagunça com cheiro de azeite e orégano... Só pizza de mussarela (e não me venham com a muçarela que me recuso a escrever assim!!!!), os pedaços na mão e alegria no estômago.
Também lembro das pizzas no apartamento em São Paulo, chegávamos no domingo de noitinha para começar uma semana de aulas, e em dias “de magnata” íamos buscar pizza na Renato Paes de Barros, onde vendiam “pizza a metro”, acho que os ângulos retos nos remetia à casa dos pais...
Meus primos irmãos, na verdade irmãos primos, já que nossos pais e nossas mães eram irmãos, criaram a instituição “pizza de domingo”, em variadas pizzarias de Sampa, que é uma forma de reunir a família esparramada por aí ao menos aos domingos... Tive o prazer de participar de algumas!
Prá você que é mais novinho, ligar e pedir uma pizza é absolutamente normal, mas para a minha geração isso foi mágico, por um tempo... Só que tem perdido a graça: salvo raras exceções, as pizzas viraram pão com queijo!! Um monte de queijo, de qualidade duvidosa, sobre uma massa que parece bisnaguinha industrializada, azia em pedaços!! Cadê o molho??? Quando quer pedir uma pizza de qualidade, tem de gastar um dinheiro incompatível com essa atividade... então penso assim: quer comer uma pizza que é bacana, bem feita, gourmet mesmo, vá a pizzaria, coma quentinha, servida na hora, sem chacoalhar e encharcar na moto do entregador e sem louça para lavar. Plano B: quer comer uma pizza bacana e bem feita e gastar pouco, faça em casa!!!
Pode começar com massa comprada, prefira as de padarias, com menos melecas adicionadas... Mas o molho... ahhh o molho tem de ter gosto de tomate, tomate maduro e fresco, e é essa a receita que trago hoje. 
Uma receita com mais um truque especial da dona Marta, minha mãe, que acho que tinha colher de pau prá mexer corações...
A massa, o molho e mussarela... pronto! Domingo em pedaços!!!

Molho de TOMATES
Lave e tire as sementes de uns 6 tomates grandes e maduros. Deixe em pedaços grandes.
Aqueça 2 dentes de alho em um pouco de azeite. Adicione os tomates, sal e tampe, para que cozinhem, em fogo baixo, no próprio suco, por uns 4-5 minutos. Tire a panela do fogo e espere esfriar um pouco..

A pele dos tomates se soltará muito fácil, retire todas, e amasse o refogado com as mãos, para ter um molho rústico e bom demais prá passar na pizza. Regue com azeite e orégano. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário