quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

ENROLANDO

Tem um nome bonito para isso: sou procrastinadora! Mas a verdade é que me enrolo mesmo. Principalmente quando estou na cozinha, inventando coisas: começo uma, paro porque tive outra ideia, aí volto naquela mas de outro jeito... geralmente a última coisa a ficar pronta é a primeira que comecei.
Enrolo um pouco com as pessoas, também.... como nas receitas, tenho boas idéias, mas que demoram para acontecer... às vezes nem acontecem..
Meu irmão fez 50 anos no ano passado, em setembro. E fiquei pensando, dias antes, que enviaria pelo correio alguma comida gostosa. Fiz um molho barbecue vegano para testar, ficou legal, achei que ele ia gostar muito... coloquei até no vidro! Acabamos comendo por aqui mesmo, porque fiquei enrolando para fazer a “estrela” do presente: fatias húngaras (duvido que na Hungria se faça pão com doce de coco ralado!), um doce com cheiro dos nossos lanches de domingo, lá na casa onde crescemos. E um doce enrolado!!!  Aí vem a enrolação master: como vou enviar, como vou embalar, quantos dias vai demorar prá chegar, será que vai chegar gostosa... não foi nada prá Sampa, e devo essa para meu maninho até agora...
Acho que encontrei a solução: bolachinhas com cara de fatia húngara! Sequinhas, podem ir em uma lata ou pote... mais uma chance!
Maninho... me aguarde!


BOLACHINHAS HÚNGARAS
Para a massa:
3 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
1 gema
3 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara de farinha
1 boa pitada de canela
Para o recheio:
½ xícara de coco ralado fresco
 3 colheres (sopa) de leite de coco
¼ xícara de açúcar
1 colher (chá) de manteiga
Amasse bem todos os ingredientes da massa, faça uma bolinha, coloque em um plástico e descanse por 30 minutos.
Para o recheio leve todos os ingredientes ao fogo, e mexa até que o açúcar dissolva bem. Se for usar coco seco de pacote, prefira aqueles sem açúcar adicionado, e junte ¼ de xícara de água.
Depois que a massa descansar, divida em três partes, e abra cada uma delas em retângulos finos. Para que a massa não quebre, é recomendado que abra entre dois plásticos, isso facilita muito! 
Retire o plástico de cima, espalhe um terço do recheio em cada retângulo, e enrole com auxílio do plástico, formando um pequeno cilindro. Deixe embrulhado no plástico, torcendo as pontas para fechar, como se fosse um bombom. Repita a operação com as outras duas partes da massa. Mantenha os rolinhos na geladeira por pelo menos 1 hora (eu deixei de um dia para o outro.

Unte muito bem uma assadeira, retire os rolinhos da geladeira e corte-os em fatias de mais ou menos meio centímetro, com auxílio de uma faca bem afiada. Arrume as fatias na assadeira e leve ao forno pré-aquecido, 180 graus, por 20 minutos. Retire da assadeira antes de esfriar, para o açúcar derretido não grudar.

Um comentário: