segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O Bolo Infalível

Ontem uma pessoa bacana que cozinha muito bem postou no Facebook que não sabia fazer bolos... Bolo é um alimento que aflora nossas mais doces lembranças de infância, não? O cheiro do bolo assando, o dedo passando na tigela com o resto da massa, a dança fofa da faca para cortar aquele pedaço de amor, feito pela mãe, avó, irmã, tia... E aí o copo de leite com café, ou achocolatado. Parece que vejo as faíscas na toalha.
Eram bolos simples, como era simples ser criança, sem recheio, cobertura, ou qualquer outra meleca moderninha. Eram bolos de pegar com a mão.
Isso é tão forte, que está super na moda abrir uma loja de bolos assim, lisos e simples, no máximo com uma farofinha, numa lojinha com carinha provençal ou cheia de tábuas de demolição e chita.. Até aí, tudo bem, vai lá, compra um bolo gostoso, feito artesanalmente, embrulhado em um papel pardo cheio de charme e tenha uma linda tarde...
O problema é o TARR do bolo de caixinha. Isso é o miojo da confeitaria! Uma mistura de farinha, açúcar, gordura da pior qualidade (para seu paladar e sua saúde) e essências artificiais toscas. Não façam isso com vocês e sua família. Leia a lista de ingredientes no rótulo de um bolo de caixinha. Isso não é comida, é literalmente uma droga!
A experiência de ser a mãe, avó, irmã, tia, amiga que alimenta com farinha, açúcar, fermento e amor alguém próximo de você é impagável. Como fazer, se “solo até bolo de caixinha!!” como confessou a cozinheira de mão cheia?
Aprendi essa receita quando trabalhava na Unimed, atendia idosos hipertensos e diabéticos, e uma cliente, que me envergonho muito de não lembrar qual, me contou sobre o “Bolo de Vinagre”, me causou espanto, mas depois ficou muito claro, que o ácido do vinagre dá um “empurrãozinho” na fofura do bolo ao reagir com o bicarbonato presente no fermento. Experimentem essa receita. É leve, não tem leite, leva óleo que é uma gordura boa, é fácil e infalível. Essa é prá você, T...
Bolo de Vinagre

Bater no liquidificador: ½ xícara de óleo, ½ xícara de água, 3 ovos, gotas de essência de baunilha e 1½ xícara de açúcar. Ainda batendo, juntar 2 xícaras de farinha de trigo e após estar tudo misturado adicionar 1 colher de fermento em pó e 2 colheres de vinagre. Assar em forma de buraco, untada.

Um comentário: