domingo, 28 de abril de 2013

Geleias da Dona Marta


Como já contei, tenho a alegria de vir de uma família muito numerosa e querida. Somos sete irmãos, cresci numa casa muito gostosa com um enorme quintal. Era um pouco afastada da cidade, assim, a horta e o pomar eram parte do nosso sacolão. Minha mãe cuidando da sua horta cheia de coisas especiais e Seu Antonio, o jardineiro que ia carpir os canteiros e “campeá as abobrinha” são uma marca da minha primeira infância. Que me desculpe o seu Hamilton...
Há 50 anos, num quintal de Votocel, você encontrava abacate, manga, limão, chuchu, cenoura, acelga, catalonha, alho poró, aspargos, salsinha, cebolinha, sálvia, tomilho, pêssego, goiaba, laranjinhas kin kan, pecans... e lá no fundo os pés de cana e a amoreira. Me dá vontade de chorar gostoso fechar os olhos e ver minha mãe descendo com um facão lá para o muro, escolher a cana mais suculenta, e todos nós em volta, chupando aqueles palitos de felicidade, cuspindo o bagaço na terra.. bagaço do bem...
Se você perguntar prá qualquer pessoa que conviveu com qualquer um dos filhos da Dona Marta e Seu Guido das lembranças daquela casa, certamente em algum momento vão aparecer as geleias da Dona Marta... A de amora era o must, por cima do Budino de Semolina (o doce do papai) ou como recheio da crostata, ai meu deus!!! A de morango era a preferida das crianças, a de kin kan uma iguaria levemente amarga para paladares “refinados”. A de uva não fazia parte do repertório habitual, mas foi ela que me ensinou e é uma das minhas especialidades.
Geleia é uma opção muito saudável de recheio para pães, bolos e bolachas, é basicamente fruta e açúcar. Comida simples, de verdade... Você sabe o que tem na margarina ou no “creme de avelãs” que passa no pão do seu filho???

Geleia de Uva
Lave e retire as uvas Niágara dos galhos. 

Coloque numa panela, amasse com um copo para romper as cascas e leve ao fogo, sem água nenhuma, deixando ferver até que as cascas fiquem bem murchas e opacas. 
Coar num pano bem limpo, torcendo para retirar todo o sumo da uva. A pectina natural da uva está toda aí! Ela vai deixar sua geleia firme e linda.

Para cada copo cheio de suco misture um copo mal cheio de açúcar e leve ao fogo, fervendo até dar o ponto. 
Você vira a geleia com a colher, ela escorre em pingos grossos, e os “últimos” pingos dão a impressão de firmar antes de caírem.. Dá prá entender?? Se não der, não tem problema: coloque um pouco da geleia no vidro, espere esfriar. Se não ficar firme volte para a panela! Se ficar firme, passe no pão e agradeça à Dona Marta...

2 comentários:

  1. Valéria querida
    Fiquei muito emocionada vendo-a resgatar lembranças adoráveis de Votocel. Vocês todos têm um lugar cativo no meu coração, até mesmo zia Marcella, que vi muito pouco. Mas as geleias de dona Marta fazem parte da minha geladeira e para nossa alegria tenho a receita do budino di semolina. Bjs linda!

    ResponderExcluir
  2. Valéria... eu de novo. Essa receita eu não tinha . Fiz e adoraram. Agora já tenho a massa da crostata na geladeira, pronta para ir para a forma receber essa geleia ou uma de damasco, não sei ainda. Aliás, as gêmeas da Nadine
    ( quase 3 anos)andam curtindo vir aqui fazer biscoitos e depois levar para a classe toda! Vc tinha que estar aqui vendo-as me ajudarem na confecção dos biscoitos.Contaram para todo mundo . Fizeram corações, "coniglietti", "pesciolini"... bem, foi mt divertido. É gratificante resgatar nossos costumes com a nova galerinha. Bjs.

    ResponderExcluir