segunda-feira, 6 de maio de 2013

Não chia! Vira ovo!


Uns tempos atrás fui dar uma entrevista sobre o uso da chia na culinária, e encontrei uma informação muito interessante... Já sabia do seu uso como espessante, para fazer coisas tipo sagu, como acabamento nos pratos, com as sementes secas, em massas de pão e cookies, mas aí vi que cozinheiros veganos aproveitam a capacidade de formar gel que a chia tem para usá-las como substituto do ovo na culinária. Ovo vegetal! Antes usavam as sementes de linhaça, mas a grande maioria afirma que a chia dá melhores resultados. Então fui direto prá ela.
Hoje fiz um bolo de fubá... como é mais seco, se a chia não funcionasse eu facilmente notaria, certo?
Peguei a proporção sugerida pela revista Better Nutrition: 1 colher de chia com 3 colheres de água fria equivaleriam a 1 ovo grande.


No bolo funcionou perfeitamente. A massa ficou super consistente, imagino que se for uma receita mais “seca” a diluição terá que ser aumentada. Apenas a cor ficou alterada, escureceu um pouco. E para que o bolo ficasse sem nenhum produto de origem animal, usei leite de coco e óleo de soja no preparo da receita, com direito até a generosos pedaços de goiabada.
Tá lá! Um bolo sem ovo, sem nenhum laticínio e totalmente vegano. Lanche com cara de vó para alérgicos e vegetarianos. Vamos seguir com as brincadeiras! Aguarde!
BOLO DE FUBÁ VEGANO
Coloque numa tigela: 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de fubá, 1 colher de fermento em pó, 1 colher (café) de canela, e misture tudo muito bem. Reserve.
Coloque no liquidificador, nesta ordem: 3 colheres de chia, 9 colheres de água, ½ xícara de óleo, 1 xícara de leite de coco, 1 ½ xícaras de açúcar (pode ser branco ou mascavo). Deixe repousar por 5 minutos e depois bata bem, até que fique um creme. Despeje sobre os secos misturados, bata para misturar, coloque em forma untada. Caso queira coloque pedaços de goiabada sobre a massa. Forno pré-aquecido, 200 graus, por uns 20 minutos, ou até que passe no teste do palito.

Um comentário: