quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Desgourmetizar! Já!

Nesse mundo de celebridades, a impressão que eu tenho é que a comida também tem de ser “celebridade” para valer alguma coisa. E aí vira gourmet. Sanduíche gourmet, saladinha gourmet, arroz com feijão gourmet, acho que ainda vai rolar um miojo gourmet...
Pensando que comida gourmet é comida celebridade, tenho visto muita comida “bigbrother” por aí, feita de qualquer jeito, sem nenhum valor que justifique seu “título” de celebridade. Coloca um ingrediente caro e fica se achando... Ou se enfeita demais..
Então a minha bandeira é: DESGOURMETIZE-SE!
E isso não significa não ser criativo, não comer coisas divertidas e gostosas. É só parar com essa onda de que tem de usar o ingrediente X da marca Y, porque senão não é bacana. Usar o mais barato do supermercado também dá comida boa. Usar ingrediente simples também dá comida boa. Usar panela de alumínio, bacia de plástico, batedeira comum, também dá comida boa.
Pára de complicar, senão você vira um cozinheiro de fim de semana que só come porcaria a semana toda porque não tem tempo de cozinhar do jeito “certo” ou vai gastar um dinheiro absurdo se deixando levar por essa onda de ingredientes e equipamentos que são ótimos, mas fora da realidade da maioria de nós. E isso não deve te deixar infeliz...
Brincar na cozinha, sempre! Querer ser o Alex Atala... pára de ser besta, rapaz!!
E para mostrar que dá prá brincar, vai a receita de um patê de feijão carioquinha inspirado no homus, a pasta de grão de bico com tahine que é uma das estrelas da chamada comida “árabe”. Grão de bico e tahine não é uma coisa que você sempre tem na sua casa, mas feijão, alho, azeite e limão... O clássico chama Homus, chamei esse de Homis! Experimente que é muito boa, e pode ser opção bem legal para o pãozinho de quem não usa derivados de leite.


Homis
1 xícara de feijão carioquinha cozido, mas sem desmanchar
3 colheres de azeite de oliva
1 colher (café) de alho fresco picado
1 colher de suco de limão
Sal
Escorra o feijão, mas reserve o caldo. No liquidificador, bata os grãos de feijão, ainda morno, com os outros ingredientes, usando um pouco do caldo se for necessário, até ter um patê. Leve para gelar e sirva com pão, torradas ou legumes crus, num dia comum, de pessoa comum e feliz!



Um comentário:

  1. Turma, pode ir fechando as barracas por hoje, porque a Valeria já disse tudo.

    ResponderExcluir