quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os Lanches


Quando comecei a me interessar por cozinha tinha uns 14 anos. E comecei pelos lanches. Minha mãe era uma super cozinheira, assim como muitos da família. Ela fazia muitas coisas, especialmente almoços e jantares, quando recebia bastante gente: aliás, nem precisava receber pra fazer muita comida: somos sete irmãos! Assim, almoços e jantares eram frequentemente especiais na minha casa.
Os lanches, os cafés da manhã, fazíamos estas refeições, mas não juntos. Assim, nunca foram muito valorizados, exceto pelas geleias, outra especialidade da minha mãe, que sempre tinha potes das de morango na despensa, além das especialíssimas de amora e de laranjinha kin kan, colhidas em nosso quintal.
Mas todos gostávamos de pães e doces, principalmente meu pai. Para ele, doces secos, bolachas, pães, nada de cremes ou coberturas: ele dizia que confeitaria boa dava para comer com a mão. Adorava pão francês, um bolo bem seco de chocolate chamado “bilbolbul”, panetone clássico e um pudim de semolina de trigo bem firme, sem calda nenhuma, que lembra um pudim de pão, o “budino di semolina”. Nos anos 70 e 80 era bem difícil comprar semolina de trigo, ainda mais no interior. Por isso penso que era quase que uma declaração de amor da minha mãe a presença do budino na mesa, e a prioridade de consumo era absolutamente do papai.

Talvez por haver este “espaço” na cozinha de casa, comecei a fazer lanches: bolachas, bolos e pães. E me apaixonei pela mágica da farinha e fermento. Comecei a testar muitas receitas, e institui um lanche da tarde aos sábados, que foi se tornando mais um evento familiar. Sentia-me segura, gente grande, era um acontecimento importante para mim. Continua sendo, adoro pesquisar e desenvolver receitas de pães, bolachas e bolos simples, do jeito que meu pai gostava. Como hoje ele completaria 88 anos, segue uma receita de um Muffin de Vinho que fiz para o lanche, ele iria gostar... Ficaria ótimo com uma geleia da mãe...
No próximo post, explico porque o lanche é nutricionalmente importante.
Muffin de Vinho Tinto
Numa tigela grande, misture 1 xícara de vinho tinto seco com 1 xícara de aveia em flocos e reserve por 2 horas. Depois acrescente: 1 ovo, 2 colheres de óleo, 3 colheres de manteiga derretida, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 colher (de café) de canela em pó, 1 xícara de farinha de trigo, 1 colher (chá) de fermento em pó, 1 colher (chá) de bicarbonato, 2 colheres de castanha do Pará Picadas e 2 colheres de uvas passas. Misture bem. Pingue a massa em forminhas de papel colocadas em assadeiras próprias de cupcakes ou formas de empadinha numa assadeira, com o cuidado de preencher 2/3 das forminhas, no máximo. Leve ao forno pré-aquecido até que fiquem firmes, por uns 15 minutos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário