quinta-feira, 10 de julho de 2014

De Amargo Basta o Jiló???


Assim como para os amargos da vida, precisamos de alguma maturidade para aceitar os amargos da comida, não é? São raras as crianças que comem jiló, almeirão, endívias, escarola...
São cinco, até agora, os sabores: doce, azedo, salgado, amargo e umami. Se você não sabe, umami é o sabor que chegou por último, é um sabor difícil de descrever, que envolve e aveluda a boca, característico dos alimentos ricos em glutamatos, e excessivamente usado na indústria de alimentos....
Só para temperar ainda mais o post, uma outra informação: picância não é sabor, em termos químicos. Picância é uma resposta do sistema nervoso à ação de algumas substâncias, em definição picância seria um tipo de dor!
Dos cinco, dois deles são tão desprezados, que acabaram se tornando sinônimo de dificuldades: o azedo e o amargo.
E aí amigo leitor, veja com outros olhos, como se fosse a língua humana a aproveitar totalmente os sabores: para ser completa e perfeita, a vida tem de ter de tudo, do doce ao amargo!

SALADA FRITA DE JILÓ

Fatiar uns 7 jilós, com pouco menos de 1cm de espessura. Coloque numa peneira apoiada numa tigela, polvilhe 1 colher (chá) de sal e deixe descansar por pelo menos 1h.


Enxágue e escorra muito bem as rodelas de jiló. Numa frigideira, frite as fatias, em um fio fino de óleo, como se fossem bifes, deixando dourar muito bem dos dois lados.


Na mesma frigideira, aqueça 2 colheres de azeite de oliva, junte 1 dente pequeno de alho e 2 colheres de sementes salgadas de girassol, e deixe fritar um pouco até o alho começar a corar. Acrescente ½ xícara de salsinha picada e despeje sobre os jilós.

Você pode usar como salada, acompanhamento, recheio de sanduíches, e dura uns 5 dias na sua geladeira. Duvido!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário