terça-feira, 8 de janeiro de 2013

É hora do lanche, que hora tão.....

            O lanche escolar é motivo de muita ansiedade e alguns equívocos por parte dos pais. Só pensando, repensando e dialogando conseguiremos controlar esta ansiedade e “consertar” os erros. Tem muita coisa para se falar sobre isso, outros posts certamente virão.
            O que mandar?? Quanto mandar? Será que ele gostou? Será que mando mais , caso o amigo queira? ...... na saída da escola, mal a criança entra no carro, começa o bombardeio: “e aí filhinho, comeu tudo??? Tava bom??? Comeu a fruta? Ta com fome??”
Nossa!! Seu filhote deve ficar achando que esse negócio de comer é muito estranho... e na verdade hoje em dia é mesmo!

            Ao preparar uma refeição, devemos pensar em qual é o objetivo dela. Então, vejamos pra que serve o lanche da escola:
-  Para que a criança não passe um longo período sem se alimentar, estabelecendo uma rotina saudável.
-  Para dar energia, de boa qualidade e absorção contínua.
-  É um momento de compartilhar e de integrar no grupo.
-  Para incluir a educação nutricional, frequentemente posta de lado,  na escola.
            Agora vamos “montar” este lanche, partindo dos seus objetivos: coloque na lancheira 3 alimentos, sabendo que um ou dois deles seu filho já conhece e gosta (é bom experimentar coisas novas!). Um destes alimentos deve ter carboidratos complexos, ou seja algum tipo de massa: pão, bolo, biscoito. Nada muito gorduroso, porque muita gordura dá uma certa preguiça. A fruta é obrigatória, por ser rica em potássio (não só a banana!), essencial para quem corre e brinca bastante, além de ser refrescante, fonte de energia, fibras e vitamina C. Frutas secas também valem! A bebida pode ser leite, iogurte, suco, refresco. O suco caseiro, natural, deve ser posto muito gelado, para estar numa temperatura boa na hora do lanche e não correr o risco de fermentar. Caso não possa ser, use sucos de caixinha, tipo néctar ou à base de soja, não tão saudáveis, mas pasteurizados e mais resistentes.  
Não mande refrigerantes, bolos e bolachas recheadas, salgadinhos, bombons, balas... Não se trata de proibição, é apenas o fato que estas são guloseimas e devem ser tratadas assim: só de vez em quando em alguma ocasião ESPECIAL! O lanche escolar não é ocasião especial!! (fila de supermercado também não...). 
Escola é lugar de aprender!
O que você quer que seu filho aprenda sobre alimentação???

Um comentário: