terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Bolacha ou biscoito??


A pergunta que não quer calar... e que para mim, pelo menos, não precisa de resposta! Eu acho que ambas são coisas de se comer com a mão, crocantes, que combinam lindamente com café, chá, conversa jogada fora e tarde chuvosa, e que na voz de um carioca fica muito mais legal se for ”bixxxcoito”!
Tudo isso só vale se forem produtos caseiros. As bolachas (sou paulista....) industrializadas sofrem de um mal crônico e dissimulado chamado margarina. A margarina é, para mim, o símbolo do mal da indústria de alimentos ultraprocessados: uma gordura com origem obscura, tratamentos químicos violentos e que ainda vem com florzinha na embalagem e sorrisos no anúncio da TV... Em casa, você faz com manteiga, nata... ou banha!! Se você for comprar bolacha industrializada, não se deixe enganar por selos indicando que não há gordura trans! opte por aquelas sem gordura nenhuma: se for salgada será algum tipo “toast” e se for doce, será o biscoito champanhe.
Se engana quem pensa que é difícil de fazer. É gostoso, lúdico, um baita programa para se fazer com as crianças, dura bastante num pote bem fechado. Cookies, amanteigados, rosquinhas e o biscoito champanhe, que nada mais é do que pão de ló sequinho!!
Fiz uma receita trocando parte da farinha por farinha de aveia, ficou bem legal.


Ingredientes
4 claras
3 gemas
125g de açúcar
1 colher de chá de raspas da casca de limão ou laranja
75g de farinha de trigo peneirada
50g de farinha de aveia peneirada
Açúcar para polvilhar os biscoitos



Bata as claras com metade do açúcar, até um ponto de neve, mas ainda macias.
Em outra tigela, bata as gemas com o restante do açúcar, até ter uma gemada clara e fofa. Junte as raspas e bata para misturar.
Junte as gemas às claras, misture com delicadeza, e adicione as farinhas, misturando com movimentos de baixo para cima, para manter a mistura bem aerada. Coloque a massa num saco de confeitar (eu uso sacos de açúcar ou farinha vazios...) com bico liso e faça os biscoitos numa assadeira forrada com papel manteiga untado e enfarinhado. Peneire açúcar por cima e leve ao forno bem baixo, até que doure por baixo e seque bem (às vezes fica até meio rachadinho). Deixe esfriar e guarde em potes bem fechados... se der tempo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário