domingo, 17 de fevereiro de 2013

Vidinha sem sal....

Nesta semana me deparei com duas situações de muita dificuldade em lidar com uma dieta de pouco sal. Isso é um sofrimento verdadeiro, para quem tem a restrição e também para os que estão em volta, sentindo uma pena de doer... Como assim, não pode comer salsicha toda semana e salame no aperitivo?? Coitado!
Vivemos uma época de exageros: tudo tem de ser MUITO. Muito bom, muito importante, muito saudável, muito nocivo, muito magra, muito forte, muito barulhento, muito bem sucedido, muito rico, muito culto, muito viajado, muito famoso, muito sal, muito açúcar... Isso é muito louco!
Quase sempre, a solução é o pouco sal, e não o nenhum sal, pois afinal o sódio (vilão do sal) é necessário em várias reações químicas do corpo. Às vezes é difícil de explicar, porque diante de uma nutricionista a grande maioria das pessoas espera listas de permitidos e proibidos.
Penso que o bom é tudo misturado: se você tem vários pouquinhos, além de ser mais fácil de equilibrar, há menos risco de ficar sem nada... Isso é filosófico, mas estamos falando de comida!!
 O equilíbrio prevê a mistura, essa é a questão. Então, se está exagerando para um lado, sal ou açúcar ou gordura, ao invés de sofrer por “cortar” alimentos com alta concentração deles, que tal buscar misturas mais equilibradas? O mal se chama exagero! Para qualquer um dos lados..
Cheire o sal e o açúcar: eles praticamente não têm cheiro. Eles realçam! Uma comida aromática tem ervas, sementes, frutas, porque isso sim tem cheiro bom! Pense no assunto que já vou postar umas dicas de ser feliz pouco a pouco.... hummmmm. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário