quarta-feira, 16 de maio de 2012

Compras


Essa é a característica que separa alguém que terá facilidade em se alimentar bem, e alguém que sempre toma isso como uma obrigação pavorosa.
Eu simplesmente adoro entrar em um supermercado. E os pequenos, então? Pode ser um daqueles mercadinhos charmosos, de coisas caras, chiquérrimas, como endívias, estragão fresco, molho de ostra e outras loucuras assim, ou uma venda de vila, onde você pode encontrar pinhão e jabuticaba vendidos na medida de latas ou amendoim com casca na prateleira ao lado da banha de fazer sabão ou da espiral de espantar pernilongos. Perco a noção do tempo num lugar assim.
O bom senso ao pensar numa receita e o cuidado na compra dos ingredientes fazem toda a diferença para uma alimentação de boa qualidade no sentido mais amplo da expressão. Nas receitas dificilmente você terá todos os detalhes sobre os ingredientes: existe uma infinidade de tipos de tomates, laranjas, bananas, farinhas de mandioca, mandiocas, batatas, e um nhoque com molho de tomates pode ser uma refeição soberba, digna de qualquer mesa ou uma meleca disforme com um molho meio esverdeado, dependendo do tipo de ingredientes que você usar. E olha só que interessante: a batata e o tomate errados para o nhoque são perfeitos para uma salada de atum! Pense nisso, quando falo em saber comprar não é aquela coisa óbvia de escolher o insumo em bom estado e descartar o cheio de pontos escuros ou mofo: estou falando em escolher o ingrediente certo para aquela preparação. Isso a gente só aprende fazendo bastante e errando algumas vezes.
Encontre alegria em ir ao mercado, pois só assim poderá encontrar a alegria de comer uma comida saudável, saborosa e feita sem estresse. Não dá pra ser a parte chata da coisa, compreende?
Meu ex-marido sempre apreciou e se entusiasmou com o meu amor pela cozinha. Porém, as tentativas dele sempre foram meio frustradas, muita teoria e bastante bagunça na prática. Seguidas de frustração, quase sempre. Até o dia que ele resolveu aprender a fazer molho de tomates. Ele ama tomates, especialmente quando servidos quentes. Então, numa das noites em que trabalhava até tarde e ele era responsável pelo jantar, entrou na internet, procurou a receita, foi no mercadinho do nosso amigo Adilson e comprou cuidadosamente os tomates do seu molho. Que ficou espetacular. A aí o Marco começou a desenvolver esta técnica de fazer molho de tomate: ora picado, ora batido, ora mais maduros ora menos, e dá pra ver o brilho de alegria nos seus olhos com a sua culinária. Porque só é a nossa culinária se dominamos tudo, desde a escolha dos ingredientes, não é?
Então meu querido leitor, feche essa janela e vá passear na feira, no supermercado, observe tudo, veja alimentos novos, converse com aquela pessoa que está demorando para escolher as laranjas, observe as diferenças entre os bifes de contrafilé, leia os rótulos, apalpe.
Mas atenção: não aperte, não fique quebrando as pontas do quiabo ou da vagem, não prove as frutas sem lavar, seja correto com quem vende e com a sua saúde na hora das compras. Outra coisa muito feia é quando você escolhe alguma comida que fica sob refrigeração, chega no caixa e desiste da compra, largando o alimento ali, na temperatura ambiente. Das duas uma: ou o supermercado devolve aquele alimento na prateleira e um coitado que não tem nada a ver com isso compra comida estragada, ou a empresa descarta este alimento e tem que cobrar mais caro pois há uma perda grande com estes distraídos. Não tem problema desistir da compra, vc tem todo o direito, mas devolva o alimento no lugar, ou pelo menos coloque-o em algum refrigerador por perto.
Se a sua aversão às compras for insuperável, encontre um parceiro. Que ame ir ao mercado.

2 comentários:

  1. Valéria querida
    Eu adorei!Vc foi perfeita na arte de explicar comida e sua relação com gente.
    Até me lembrei do supermercadinho de Votorantim chamado "VEN KÁ"!
    Bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Batata!!!! Nunca sei qual serve pra quê. Se der, um dia escreve umas dicas pra gente.

    ResponderExcluir