quinta-feira, 2 de agosto de 2012

O legume resiliente


Costumo chamar pessoas queridas de xuxu... Alguns não gostam nada disso: “tá me chamando de sem graça?”
Não penso que o chuchu seja um legume sem graça. Gosto de vê-lo como um legume resiliente, que aceita as influências de maneira positiva, e é em essência muito saudável. O chuchu tem pouquíssimas calorias, alto teor de fibras e água, magnésio, manganês, vitamina C, fósforo, potássio, ácido pantotênico.... ou seja: pouca gordura, muita fibra, sais minerais e vitaminas. Um espetáculo!
Em quintais do interior ainda é muito comum o chuchu amarrado numa grade. Muitas crianças dos anos 60 e 70 fumaram talos de chuchu secos, não é? Será que ainda se faz isso? Tomara que não!
Chuchu é que nem camiseta branca... vai bem com tudo! E geralmente é super barato. Que tal dar um voto de confiança a este legume que preenche e enriquece sua mesa e seu corpo? Segue uma sugestão bem caseira de guarnição de chuchu, que não é nem suflê, nem gratinado e nem o clássico chuchu com camarão dos cariocas. Depois me conta tá, xuxu???

CHUCHU COM CROCANTE DE FARINHA DE MILHO
Corte um chuchu grande em pedaços não muito grossos e regulares. Numa panela, aqueça água com 1 colher (de café) de sal e uma pitada de cominho. Quando ferver, coloque o chuchu, e ferva por 1 minuto. Escorra e arrume num pirex untado com azeite. Reserve.
Numa tigela, misture com as mãos até ter uma farofa: 1 colher (de café) de alho picadinho, 2 colheres (de sopa) de cebola picadinha, 2 colheres (de sopa) de tomate sem semente em cubos, 1 colher (de sopa) de salsinha picada, 1 colher (de café) de orégano, ½ xícara de farinha de milho amarela flocada, sal e 2 colheres de azeite de oliva. Se gostar pode juntar azeitona picadinha, fica legal.

Espalhe a farofa sobre o chuchu reservado, cobrindo totalmente. Leve ao forno alto pré-aquecido até que a casquinha doure nas laterais da forma.


Um comentário:

  1. Adorei essa receita! Adorei saber que o xuxu eh tao legal, ja que vc tbm me chama de xuxu!!! vou fazer hj e vou compartilhar.

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