domingo, 17 de fevereiro de 2013

Pouco sal, muito sabor!


PARA REDUZIR O SAL

- Nada de coisa pronta! O sal é o primeiro conservante da humanidade. Alimento pronto, conserva, qualquer "mistura para o preparo de", que dura muito no mercado, tem muito sal, muita gordura ou muito açúcar! Ou muito dos três!
- Ok, você comprou azeitonas, ou aquele picles de pepino que seu avô adorava.... Quando for inevitável a compra da conserva, se for em salmoura, após abrir descarte metade do líquido, complete com água filtrada e mantenha na geladeira. Caso seja um picles, descarte metade e complete com água filtrada e vinagre, em partes iguais.
- Tempero pronto é uma meleca monumental. Se for light, é veneno light, que mata mais devagar! Caldos em cubos, pó ou gelatininha também. Não há truque, apenas lata de lixo para eles.
- O shoyu faz parte de muita receita gostosa e que a sua família adora, não é? Você pode procurar o shoyu light, com redução de sódio, e também pode diluir o seu molho de soja: retire metade do líquido da garrafinha e coloque em outra, vazia. Preencha as duas garrafas com água filtrada ou mineral. Pronto! Shoyu 50%!!
- quando salgar o ensopado, espere um ou dois minutos antes de provar os pedaços de carne ou legume: demora um tempo até o sal penetrar nos alimentos, e você pode acabar exagerando.
- se gostar, use muito limão e pimentas na sua comida: ambos reduzem a necessidade de sal.
-Faça misturas de ervas em casa, tempere a comida primeiro com ela e só depois inclua o sal. Seguem quatro sugestões, todas para bater num procesador ou liquidificador bem seco, e guardar em vidros. Pode me mandar a sua...

§  SECO: BATER PÁPRICA DOCE, ALHO DESIDRATADO, CEBOLA DESIDRATADA, SEMENTE DE MOSTARDA E  LOURO, OS 2 ÚLTIMOS EM QUANTIDADE MENOR.

§  EM PASTA: BATER CEBOLA, PIMENTA CAMBUCI  SEM SEMENTE (AQUELA VERDINHA QUE PARECE UM SININHO), ORÉGANO, UM POUCO DE MANJERICÃO, SALSA E ALECRIM COM ÓLEO DE GIRASSOL.

§  SECO: ALHO ,CEBOLA E SALSA DESIDRATADOS E PAPRICA DOCE (OU PICANTE, SE PREFERIR).

§  SECO: ALHO, COMINHO, ORÉGANO, ALECRIM E CASCA DE LIMÃO DESIDRATADA.

COMO SECAR A CASCA DO LIMÃO
Corte pedaços da casca verde do limão, coloque em um pires, e leve ao micro-ondas, coberta com papel toalha, em várias séries de 5 segundos, parando e secando o pires até que elas fiquem torcidas e secas. Deixe esfriar antes de usar.

Um comentário: